Arthus Fochi se inspira pelo Rio da Prata em novo single produzido por Kleiton Ramil

Arthus Fochi se inspira pelo Rio da Prata em novo single produzido por Kleiton Ramil

O cantor e compositor Arthus Fochi dá protagonismo às suas raízes latinas na nova canção “La Flor Del Deseo”, que chega aos serviços de streaming e ganha um vídeo produzido por Kleiton Ramil. A gravação aconteceu ao vivo, para o programa de rádio O Sul Em Cima, que o artista gaúcho apresenta com o melhor da produção fonográfica dos estados do sul do Brasil, e também da Argentina e do Uruguai.

Assista a “La Flor Del Deseo”: https://youtu.be/DkqKeGiix1U

Ouça “La Flor Del Deseo”: http://bit.ly/LaFlorDelDeseoArthus

Nada mais justo que Arthus Fochi se influenciar justamente pela região do Rio da Prata, inspiração para esse candombe-canção. Com artistas daquela atmosfera musical em mente – em especial o uruguaio Jorge Drexler – , ele escreveu a letra em Espanhol para um arranjo minimalista, feito apenas ao violão. A parte lírica acaba funcionando com um mantra, um rio propriamente dito.

“O Kleiton é um incentivador da música latino americana no Brasil. Ele criou o programa para tentar trazer mais a música do Sul para o sudeste, e para que a música latina também chegasse mais a outros estados do Brasil. No sul há muita influência, pela proximidade geométrica, mas subindo um pouco mais não encontramos tanto essas marcas. É bom estar próximo do Kleiton, sou fã do seu trabalho há anos, desde que conheci o grupo Almôndegas, a primeira banda que ele montou antes de fazer a parceria de sucesso com seu irmão e montar o Kleiton & Kledir”, conta Arthus Fochi.

Arthus Fochi (Crédito: Amina Nogueira)

Compositor, poeta, músico, pesquisador, professor e historiador. Todas essas são facetas presentes na aura artística desse carioca filho de pai guarani paraguaio, que convergem na música. Ele lançou em 2017 o álbum “Suvaco do Mundo”, que traz canções inspiradas no trabalho desenvolvido pelo artista desde 2007, de investigação dos sons e ritmos sulamericanos efetuados em residências artísticas em vários países. Ora dançante, ora reflexivo, o trabalho bebe da também da influência da MPB setentista, em particular de Sergio Sampaio e Jards Macalé.

“Suvaco do Mundo” coroou uma trajetória de amadurecimento artístico que começou nos livros “Afasia” (2010) e “Poema Poeira” (2012), subiu aos palcos do teatro como diretor musical e ator e que passou pelo primeiro disco solo, “Exôdo Urbano”, gravado em Madrid e lançado em 2013. Atualmente, Fochi se dedica ao projeto “Ano Sabático”, em que lança mensalmente canções inéditas em parceria com nomes da nova música brasileira e latina – entre eles Ana Frango Elétrico, Júlia Vargas, Chico Chico e José Delgado (Venezuela).

Combater essa sensação de isolamento, de que o Brasil é uma enorme ilha no meio de países hispânicos, é uma das missões de Arthus com o Cantores del Mundo, selo cedido a ele em 2015 por Tita Parra, neta da fundadora e folclorista icônica Violeta Parra. Hoje, a gravadora é gerida por Fochi com o produtor musical Guilherme Marques (Richard Bona, BEL, Biltre).

Talvez por isso o som de Arthus Fochi combine tanto com O Sul Em Cima. No ar desde 2010, o programa semanal de rádio educativo-musical é gerado pela Fundação Roquette Pinto (RJ). Kleiton Ramil, músico gaúcho, mantém parcerias com rádios comunitárias e universidades na retransmissão para o Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Santa Catarina e Japão. Conheça o programa: http://osulemcima.com/

Assista a “La Flor Del Deseo”: https://youtu.be/DkqKeGiix1U

Ouça “La Flor Del Deseo”: http://bit.ly/LaFlorDelDeseoArthus