Banda Gente dialoga com a pós-verdade em single inspirado por Platão

Banda Gente dialoga com a pós-verdade em single inspirado por Platão

Destaque da cena da Baixada Fluminense, a Banda Gente evoluiu nos últimos anos. Refletiu as mudanças passadas pelo Brasil e pelo mundo e colocou isso em música. Para transparecer essas transformações, eles revisitam e reconstroem seu próprio passado com o lançamento do single “Massa”. A faixa, que dialoga com o conceito atual de pós-verdade e foi inspirada por filosofia, é uma releitura atualizada de uma canção do primeiro trabalho da banda e já está disponível nas plataformas de música digital.

Ouça “Massa”: http://bit.ly/GenteMassa

A Banda Gente, formada em 2011, faz uma música que se apropria de suas raízes para debater questões sociais, políticas e raciais em composições intensas e dançantes. Com o seu afrorock, o grupo ressignifica a MPB – a Música Preta Brasileira. Em 2015 surgiria o primeiro EP, “O Rock Está no Ar”. O trabalho apresentou ao público um som sem amarras, cujas primeiras canções apostavam numa combinação grooveada de baixo, guitarras e bateria e buscavam inspiração no rock brasileiro dos anos 80. Nesse trabalho estava “Massa”.

“Essa é uma das primeiras composições da banda, faz referência ao mito da caverna de Platão e a nossa vida pós-moderna. Depois de várias mudanças na formação e nosso amadurecimento artístico, queríamos trazê-la de volta, de maneira a refletir melhor nosso momento como banda”, conta a vocalista Iolly Amancio.

O grupo formado por ela, Wallace Cruz (guitarra), Nico Souza (guitarra), Clara Santos (bateria), Jonathan Panta (baixo) e Adonis Lima (percussão) vem lapidando uma musicalidade bem diferente desde esse primeiro EP. Eles constroem uma mescla do samba, funk e baião ao rock n’ roll, que culminou no lançamento do álbum “#SomostodosSilvas”, em 2017.

O disco faz uma homenagem ao sobrenome mais popular do Brasil e carrega o orgulho da negritude, a luta que se enfrenta no dia-a-dia e a anti-banalização da violência contínua. São composições densas que representam vivências de uma cidade partida contextualizada pelo olhar da periferia. O trabalho diário sobre essas canções, com nova sonoridade, abriu os olhos para o potencial das músicas do passado.

“Esse é o primeiro single depois do lançamento do álbum e marca a nova fase da banda com Adonis Lima integrando na percussão, já que no CD ele participou somente como convidado. Ficamos literalmente mais percussivos, mais ritmados e estamos cheios de ideias novas pra trabalhar”, explica Amancio.

O single foi gravado e mixado no projeto Estúdio Carioca, no Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola, e teve masterização de Fabrício Oliveira. “Massa” está disponível em todas as plataformas de música digital.

Ouça “Massa”: http://bit.ly/GenteMassa