Daíra vai à terra de Belchior e grava clipe do álbum “Amar e Mudar as Coisas”

A cantora carioca Daíra segue divulgando seu mais novo trabalho, o disco “Amar e Mudar as Coisas”, lançado em setembro. Após realizar shows lotados pelos palcos do Rio de Janeiro, ela embarcou para Sobral, no Ceará, onde participou das celebrações em homenagem a Belchior, que teria completado 71 anos. O evento inaugurou sua primeira turnê pelo estado.

Daíra com charango, instrumento latino-americano originário dos Andes (crédito: Floriza Rios)

O ato-show “Sobral Canta Belchior” reuniu uma gama de artistas locais para relembrar o cancioneiro desse que foi um dos grandes compositores e intérpretes da música brasileira. Além de Daíra, única convidada de fora do estado, participaram Vicente Lopes, Edu Assaf, Thesco Oliveira, Kelly Brasil, As Caboclas, Zeca Filho, Renata Farias, Flávia Coelho, Quésia Carvalho, Coral Vozes de Sobral e a banda Trovador Eletrônico.

Ainda como parte de sua agenda no Ceará, Daíra marcou presença em Senador Pompeu, onde realizou um pocket show de “Amar e Mudar as Coisas”, um resgate das composições mais icônicas de Belchior que realiza há mais de um ano. A cantora segue no estado até 09/11, em duas semanas de imersão na vivência de Belchior. Esta também é uma oportunidade de se reconectar às suas próprias raízes, já que ela é neta de sobralenses.

Aproveitando a passagem pela terra natal do cantor que inspirou esse trabalho, Daíra realizou a gravação de um clipe. A canção escolhida foi “Princesa do meu lugar”, cuja letra remete às origens do compositor e, como não poderia deixar de ser, Daíra esteve presente em locais marcantes na vida de Belchior e trouxe essas memórias para o clipe.

Daíra com Chico Pequeno, trabalhador rural de Gijoca de Jericoacoara (crédito: Floriza Rios)

“Além de captar a vivência da viagem, o clipe traz imagens documentais e passa por locais importantes na vida do Belchior. Pra completar, trouxemos o elemento do feminino, com imagens de mulheres e seus trabalhos no Ceará. Essa música, ‘Princesa do meu lugar’, eu canto em homenagem à minha mãe, então é como se estivesse falando pra essas mulheres. É uma homenagem a elas e à sua força”, adianta Daíra.

O clipe tem direção da própria Daíra, e é todo captado através da lentes e sensibilidade da fotógrafa cearense Floriza Rios, que assina a direção de fotografia.

“Princesa do meu lugar” foi a primeira das canções de “Amar e mudar as coisas” que Daíra divulgou em formato de vídeo ao vivo. Já são mais de 27 mil visualizações nesta performance. Assista: https://www.youtube.com/watch?v=XC9_LRGvwNY

Daíra com Maria Clea Rios e seus deliciosos doces de caju com castanhas, bem típicos do Ceará (crédito: Floriza Rios)

 

Sobre “Amar e Mudar as Coisas”

Disponível nas plataformas de música digital, o disco foi gravado em julho de 2016 e dá nova roupagem e texturas para as canções de Belchior, trazendo suas inspirações como influência, unindo folk, blues e música caipira brasileira. A produção é de Rodrigo Garcia (Cássia Eller, Cátia de França e Júlia Vargas) e o álbum é um lançamento do selo Porangareté.

Em um total de 10 faixas, o repertório passeia por alguns dos principais momentos da discografia de Belchior. “Alucinação” inaugura o álbum, entoando o verso que o batizou. “Coração Selvagem” traz uma declaração de amor rasgada e intensa, enquanto “Como o Diabo Gosta” representa o abandono de padrões e a escolha da liberdade. “Conheço o Meu Lugar” é calcada em raízes e regionalismo, noções também presentes em “Princesa do Meu Lugar. Em “Comentários a Respeito de John”, surge o lado Beatles de Belchior. Já “Divina Comédia Humana” surpreende por seu romantismo, enquanto “Jornal Blues ou Canção Leve de Escárnio e Maldizer” é mesmo literal, com sua letra irônica e inspiração blueseira. Por fim, “Paralelas” e “Apenas um Rapaz Latino-Americano” encerram mesclando a intensidade característica da obra de Belchior com a potência da voz de Daíra.

Ouça “Amar e Mudar as Coisas”:

Spotify: http://bit.ly/DairaSpotify

Deezer: http://bit.ly/DairaDeezer

Apple Music: http://bit.ly/DairaApple

Google Play: http://bit.ly/DairaGoogle

YouTube: http://bit.ly/DairaYT