Distâncias e relações familiares marcam “Mãe”, novo single da Barcamundi

O sexteto Barcamundi, destaque do cenário indie carioca, continua a apresentar as canções segundo disco de estúdio. A distância, tema central do novo álbum, surge no novo single “Mãe” em uma narrativa que debate sobre as tensões, inversões de papéis e invisibilidades nas relações familiares. A faixa já está disponível nos principais serviços de streaming.

Ouça “Mãe”: https://youtu.be/V5QzQFUqQZg

Ouça nos streamings: https://www.onerpm.com/al/8435230708

O novo single mantém a mescla de timbres orgânicos e eletrônicos presentes na primeira faixa revelada, “Leito Frio”, enquanto apresenta instrumental mais vibrante e brasileiro. As guitarras e sintetizadores são incisivos e dialogam com uma cozinha suingada. Apresentando a pluralidade de atmosferas criadas no álbum, essa versatilidade é um sinônimo na Barcamundi nesses cinco anos de carreira. Os arranjos da banda flertam com o rock alternativo e a pós-MPB, promovendo um encontro de Radiohead com Gilberto Gil, Wilco com Rodrigo Amarante.

O grupo formado por Gabriela Autran (escaleta, synth e backing vocal), Gil Navarro (bateria), João Barreira (voz, violão e guitarra), Leon Navarro (guitarra, pífano, clarinete, escaleta, marimbau e backing vocal), Matheus Ribeiro (guitarra e trompete) e Pedro Chabudé (baixo) iniciou a trajetória em 2013 em Niterói (RJ) e, em 2015, lançou o disco de estreia, homônimo. As canções chamavam atenção por seus arranjos múltiplos, caminhando entre a MPB setentista e o britpop e indie rock dos anos 90 e 2000, ao mesmo tempo em que flertavam com o folk e o pop.

Após passar por alguns dos principais palcos do Rio de Janeiro e colher elogios na mídia especializada, a Barcamundi ampliou sua discografia em 2016 ao lançar o EP audiovisual “Revoada”, uma parceria com o trio Gragoatá. Mesclando repertório dos dois grupos, o trabalho trouxe ainda duas novas músicas: “Balão” e “Amor Concreto”, canções que estarão presentes no segundo álbum da Barcamundi.

A banda divide a produção do novo disco com Hugo Noguchi, instrumentista de grupos como Posada e o Clã, SLVDR e Ventre, e produtor dos bem recebidos álbuns de Luíza Boê e Contando Bicicletas. Além da produção musical, Noguchi também assina a mixagem. A masterização ficou a cargo de Matheus Gomes. A capa do single tem ilustração original de Daniel Porto, com ilustração e projeto gráfico de Adriene Araújo. O novo disco da Barcamundi está previsto para o segundo semestre de 2018.

Ouça “Mãe”: https://youtu.be/V5QzQFUqQZg

Ouça nos streamings: https://www.onerpm.com/al/8435230708

Ficha técnica:

Produção musical e mixagem: Barcamundi e Hugo Noguchi

Engenheiro de som: Hugo Noguchi

Masterização: Matheus Gomes

Capa:

Ilustração original: Daniel Porto

Ilustração e Projeto Gráfico: Adriene Araújo

Produção Executiva: Beatriz Terra

Composição: João Barreira

Gabriela Autran: Synth e backing

Gil Navarro: Bateria

João Barreira: Voz e guitarra

Leon Navarro: Clarinete e synth

Matheus Ribeiro: Guitarra

Pedro Chabudé: Baixo, synth e bateria eletrônica

Hugo Noguchi: Programação

Acompanhe Barcamundi:

Facebook: www.facebook.com/barcamundi

Instagram: https://www.instagram.com/barcamundi/