O ano em música: lançamentos BUM 2016

 2016 foi um ano massa pra música, e a nossa lista de lançamentos está aqui para provar! Confiram os discos e EPs que a Build Up Media trabalhou ao longo desse ano:

EPS

Artista: Almir Chiaratti

EP: Bastidores Ao Vivo

Lançamento: Maio

bastidores-ao-vivo-cover-1400-1400

“Bastidores ao vivo” reúne canções do disco de estreia do cantor e compositor carioca Almir Chiaratti, gravadas no show de lançamento do álbum. A apresentação, estreia dele como artista solo nos palcos, é visceral e emocionante.
 

Single destaque: “Ne T’inquiète Pas”:

 

Ouça

Artista: Alderia

EP: Banho

Lançamento: Setembro

 alderia-ep-banhoPower trio manauara formado por Zé Cardoso (vocal e guitarra), Diego Souza (baixo, synths e voz) e Viktor Judah (bateria e voz) e que traz em seu som uma abordagem madura do indie rock, em canções ao mesmo tempo contemplativas e assobiáveis.

Single destaque: “Detox”

 

Artista: Cafe Republica

EP: Ludere Occultant

Lançamento: Junho

 cafe-republica-ludere-occultant
 
“Ludere Occultant” traz arranjos que passeiam pelas ondas psicodélicas e progressivas de bandas como Tame Impala, The Doors e  Pink Floyd, e brasileiros como Os Mutantes. Ao longo das faixas, é possível ouvir o desenvolvimento da sonoridade do grupo, sempre optando por um caminho inesperado.

Single destaque: “Almost nothing can be planned by us”

 
 

Artista: DAN

EP: Amber

Lançamento: Abril

amber

Com canções leves e influência acústica, DAN usa a música para contar histórias sobre relacionamentos. Entre versos intimistas, ele apresenta as fases de uma relação amorosa: o encantamento inicial, a paixão e o amadurecimento, narrando ao longo das faixas a aventura de pessoas jovens que ainda não sabem tão bem o que querem.

Single destaque: “Tell me”

 

Artista: DAN

EP: Romance de um Só

Lançamento: Novembro

 capa-frente 

Poucos meses depois de lançar o primeiro registro, o carioca divulga ao público “Romance de um só”, novo EP de inéditas. Em quatro faixas, a nova gravação marca a estreia do artista cantando em português e mostra novas nuances do compositor, buscando maturidade no seu som ao lado do  conceituado produtor Diogo Strausz (Alice Caymmi, Aymoréco, João Capdeville).

 

Single destaque: “Décima segunda vez”

 
 

Artista: Diego Marques

EP: Andanças

Lançamento: Abril

 

diego-marques_andancas_arte-por-marcelo-gatelli

O cancioneiro regional brasileiro ganha novos contornos na voz de Diego Marques. O EP “Andanças” marca a estreia do novo cantor e compositor em uma produção de Almir Chiaratti. O trabalho reflete um olhar de cronista sobre o cotidiano, em canções simples, mas de muita singeleza.

 

Single destaque: “Sonhadores”

 
 

Artista: Elízia

EP: Efêmero

Lançamento: Junho

 elizia-efemero 

Um dos destaques da cena belorizontina de rock alternativo, a banda Elízia lançou seu segundo trabalho. O EP “Efêmero” mostra uma banda com personalidade e um som amadurecido pela estrada. Produzido por Mateus Mendes (MM´s records) e Rodrigo Nueva, o lançamento reflete o imediatismo e a liquidez dos dias de hoje.

 

Single destaque: “Blues dos amantes”

 
 

Artista: Filtra

EP: O Mundo

Data de lançamento: Julho

 

capafiltra2

Continuando o amadurecimento paciente sentido no EP “Supremo” (2015), “O Mundo” traz uma linguagem mais universal para a Filtra, que tem no seu nome a ideia de absorver múltiplas influências e transformar em música. Agora eles agregam desde ritmos latinos (“70”) até toques amazônicos (faixa-título).

 

Single destaque: “Setenta”

 

Artista: Heavy Baile

EP: Embrasado

Data de lançamento: Abril

 heavy-baile_embrasado 

Este é o primeiro EP do Heavy Baile como um coletivo artístico, encabeçado por Leo Justi. O trabalho conta com produções de Justi, Dorly e DJ Sydney Sousa, vocais do MC Tchelinho e oferece ao público um intercâmbio de culturas de guetos do mundo todo pra pista.

 

Single destaque: “Embrasado”

Ouça

Artista: Kalouv

EP: Planar Sobre o Invisível

Lançamento: Agosto

  kalouv-planar-sobre-o-invisivel

No som instrumental da Kalouv entram influências que vão do post-rock ao shoegaze, passando pela música brasileira que aparecem no delicado e melódico compacto “Planar Sobre o Invisível”. O trabalho traz na sua concepção uma relação com videogames, fruto direto da união entre o visual e o sonoro.

 

Single destaque: “Peixe voador”

 
 

Artista: Lítio

EP: Zero

Lançamento: Setembro

 

litio-zero

Ugo Valle (voz, guitarra e efeitos), Daniel Stob (pad eletrônico, sintetizador) e Bruno Pacheko (guitarra e sintetizador) formam a identidade da Lítio, que evoca a sonoridade do indie eletrônico. “Zero” é fruto dessas influências e conta com a produção de Alan Lopes (Planar, Medulla).

 

Single destaque: “Não se Ferir”

 

Ouça

Artista: Neiva

EP: “mEu EP ou À Vida e Seu Potencial Sarcástico Infinito”

Data de lançamento: Outubro

 neiva-capa 

O vocal simples e rústico de Felipe Neiva retorna no “mEu EP ou À Vida e Seu Potencial Sarcástico Infinito”, quarto trabalho da carreira do músico. Produzido por Neiva e Victor Oliver, o EP atual traz cinco faixas e coroa um trabalho que teve muita influência da vida acadêmica, onde Neiva obteve inspiração para escrever canções introspectivas e técnicas.

 

Single destaque: “Zen”

Ouça

Artista: República Popular

EP: Lis

Lançamento: Outubro

 
republica-popular-lis

Nomes femininos batizam as sete faixas do EP “Lis”, da banda República Popular. Mulheres reais que têm a história entrelaçada com os membros da banda são homenageadas no trabalho. Além disso, uma das maiores YouTubers do país, a drag queen Lorelay Fox ganhou uma homenagem da banda amazonense. O EP é o segundo trabalho da República Popular.

 

Single destaque: “Frida”

 

Ouça

Artista: Riviera

EP: Somos Estações

Lançamento: Abril

 

riviera_somos-estacoes

Cantado em português, com letras profundas, acordes dissonantes e uma voz que intercala entre o suave e o distorcido. É com esses atributos que a Riviera apresenta seu segundo EP. “Somos Estações” trata da vida em forma de outono ou inverno, verão ou primavera, elucidando sentimentos que tornam o trabalho autobiográfico, relacionando-os com as transições e fases da vida.

 

Single destaque: “Nunca mais”

 

Ouça

 

 DISCOS

 Artista: Ana Sucha

Disco: Inês

Lançamento: Junho

 capa-ana-sucha-ines_baixa 

A força da mulher e a representatividade LGBT surgem com bom humor e valentia no disco de estreia de Ana Sucha. A cantora e multi-instrumentista se diverte e emociona em canções de diversos gêneros e estilos.

 

Single destaque: “Vermelho cor de sangue”

 

Ouça

Artista: Beto Mejía

Disco: Wahyoob

Lançamento: Novembro

 

betomejia_wahyoob_capa

Após um hiato de quatro anos de seus projetos solo, Beto Mejía coloca no mundo o sucessor do EP “Abraço” (2012): o álbum “Wahyoob”. Conhecido como flautista do Móveis Coloniais de Acaju, Beto apresenta 12 músicas de inspirações diversas, de orixás a cultura pop, passando por referências sonoras percussivas, melódicas e eletrônicas. Gustavo Bertoni (Scalene), Victor Meira (Bratislava) e André Whoong são convidados especiais.

 

Single destaque: “Kaningawá”

 
Artista: Braza
Disco: Braza
Lançamento: Março
capa_braza
 
Formado por Nicolas Christ (bateria), Vitor Isensee (teclados e voz) e Danilo Cutrim (guitarra e voz), o Braza  é uma evolução artística natural dos músicos do Forfun ao reunir as influências de reggae e rock presentes no projeto anterior, mas agora com uma pegada ainda mais forte de dub, ragga e rap. Além dos ritmos jamaicanos, o álbum passeia por vários gêneros de músicas de guetos. De um rock de protesto que remete à cena califoniana dos anos 90 (“We are terceiro mundo”) até um funk setentista (“Hoan vs Hozin”), passando por um ponto de umbanda, com influência de afrosambas (“Oxalá”).
Single destaque: “Embrasa”

Ouça

Artista: Cátia de França

Disco: Hóspede da Natureza

Lançamento: Julho

 

catia-de-franca-hospede-da-natureza_baixa

Com mais de 40 anos de carreira, Cátia de França lançou Hóspede da Natureza (Porangareté/Natura Musical). O álbum é um de seus trabalhos mais intensos, apontando que pontos altos de sua carreira ainda estão por vir. Gravado e produzido por Rodrigo Garcia entre o fim de 2005 e 2006, Hóspede da Natureza busca inspiração na bíblia hippie “Walden, ou A Vida nos Bosques”, escrito em 1847 por Henry D. Thoreau.

 

Single destaque: “Minha vida é uma rede”

 

Ouça

Artista: Ceano

Disco: Índice

Lançamento: Agosto

ceano-indice 

“Índice” expõe uma banda em pleno amadurecimento, falando sobre a vida comum e medíocre que a modernidade nos oferece disfarçada de felicidade, e a necessidade de liberdade e de explorar o desconhecido. O álbum foi pensado no formato de um “Índice” cujos capítulos, através de uma viagem, podem ser desbravados e revisitados em seu próprio ritmo.

 

Single destaque: “O homem que chorava”

 

Ouça

Artista: Godasadog

Disco: Escorpião

Lançamento: Novembro

godasadog-escorpiao 

Godasadog é um duo formado por Victor Meira, vocal da Bratislava, e pelo produtor musical Adam Matschulat. No novo trabalho, o Godasadog une um tom mais escuro, como se dialogasse com o oculto, o duvidoso, o estranho dentro de si costurando percepções sugeridas com lembranças de infâncias e o peso da rotina adulta. Produzido à distância, com Victor em São Paulo e Adam em Londres, o disco foi criado por meio de inúmeras reuniões online.

 

Single destaque: “Festa”

 

Ouça

Artista: Haicu

Disco: Haicu

Lançamento: Julho

capa_haicu 

A paixão de um casal traduzida em música, poesia e intensidade. É assim o primeiro álbum do duo Haicu, formado pelo casal Pedrinhu Junqueira e Júlia Shimura. Ele, compositor; ela, atriz. Ambos se encontram nos versos em formato de haicais que compõem as letras do álbum homônimo.

 

Single destaque: “Nem vem”

 

Ouça

Artista: Hover

Disco: Never Trust The Weather

Lançamento: Março

 hover_never-trust-the-weather

Após um EP e uma série de eventos importantes pelo país, o Hover buscou inspiração no clima inconstante de sua cidade natal (Petrópolis/RJ) para “Never Trust The Weather”. Trazendo mudanças bruscas de dinâmica e peso e influências que vão do post-grunge ao post-hardcore, do stoner ao indie, o álbum surpreende ao tratar as mudanças sonoras como uma analogia para as sensações descritas nas letras.

 

Single destaque: “Teeth”

 

Ouça

Artista: Luiz Lopez

Disco:  Visceral

Lançamento: Agosto

luiz-lopez-visceral 

O segundo álbum de Luiz Lopez, “Visceral”, explicita suas intenções no título. Cru e pesado, o álbum une técnicas de gravações inusitadas (como usar o som do coração como bateria) para explicitar sensações latentes que vão da raiva à paixão.

 

Single destaque: “Eu Não Quero Desacreditar”

 

Ouça

Artista: MC Carol

Disco: Bandida

Lançamento: Outubro

mc-carol-bandida 

Coroando um ano em que foi convidada especial no show de Karol Conká no Lollapalooza, a potência do single “Delação Premiada” e o elogiado “100% Feminista”, com a própria Conká, a MC Carol lançou seu primeiro álbum mesclando sucessos já conhecidos do público e canções em tom de denúncia social. A produção é de Leo Justi e o lançamento é do selo Heavy Baile Sounds.

 

Single destaque: “100% feminista”

 

Ouça

Artista: Michele Leal

Disco: Peixe

Data de lançamento: Março

 capa_michele_leal_final

O álbum “Peixe” conta com direção musical de Domenico Lancelotti e participação especial do violoncelista Jaques Morelenbaum (Tom Jobim, Caetano Veloso, Gal Costa). Com suas 10 faixas, “Peixe” traz influência da música de Dorival Caymmi para o repertório da cantora mineira em canções com cara de jam session.

 

Single destaque: “Peixe” 

 

Ouça

Artista: Overdrive Saravá

Disco: Overdrive Saravá

Data de lançamento: Agosto

capaoverdrive-sarava 

A banda niteroiense de performance teatral une rock, xote, baião e até o funk no seu homônimo álbum de estreia. O trabalho se utiliza de temas do folclore e da cultura popular com um discurso urgente de direitos humanos, combate ao racismo e visibilidade LGBT.

 

Single destaque: “Atabaques e D’jembes” 

 

Ouça

Artista: Prume

Disco: Learning By Watching

Data de lançamento: Abril

capa-prume 

A Prume lançou seu álbum de estreia: “Learning by Watching”, produzido por Diogo Strausz (Aymoréco, Alice Caymmi e Castello Branco). Com 10 faixas, o disco traz os singles “The Life I Seek” e “Conclusion”. Formado pelo trio Igor Bruno, Cadu Bussad e Felipe Wolfenson, o grupo une em suas canções elementos da música eletrônica, do hip hop e do indie pop em uma mistura contemporânea e sofisticada.

 

Single destaque: “The life I seek”

 

Ouça

Artista: Mayam

Disco: 8

Lançamento: Novembro

mayam-8 

No “8”, cabe o infinito. Foi desafiando o senso matemático que o cantor e compositor carioca Mayam lançou seu segundo álbum contendo os singles “Sua guarda”, “Azul blasé” e “De Nós Dois” (com participação especial de Maria Gadú) e outras cinco faixas inéditas. O lançamento é do selo Montanha, tem a produção assinada pelo próprio Mayam com Gabrieu Mello (Playmobille) e masterização no Abbey Road Studios.

 

Single destaque: “De nós dois” (feat. Maria Gadú)

 

Ouça

Artista: Sarina

Disco: Ela

Lançamento: Setembro

sarina-ela 

O disco “Ela” traz melodias empolgantes e relatos otimistas sobre as dificuldades cotidianas. Em suas dez faixas autorais, mistura ritmos regionais com as nuances do indie. A novidade fica por conta das referências, que vieram de suas próprias raízes de Rafael Lira, Ícaro Reis e Thiago Pádua: a música nordestina.

 

Single destaque: “Ela”

 

Ouça

Artista: Ventre

Disco: Ventre Ao Vivo no Méier

Lançamento: Outubro

 ventre-ao-vivo-no-meier

A Ventre é uma banda de muitas nuances: o peso e a leveza dançam em arranjos que misturam estilos e referências com maturidade. E é esse som ganha novas dimensões com o lançamento do DVD/álbum “Ventre ao vivo no Méier”. Larissa Conforto (bateria), Hugo Noguchi (baixo) e Gabriel Ventura (voz e guitarra) apresentam as canções que fazem parte do álbum de estreia. O material foi lançado pela Balaclava Records.

 

Single destaque: “Quente”

 

Ouça