Sound Bullet (RJ)

A Build Up Media acompanha a Sound Bullet desde seu primeiro EP, “Ninguém está sozinho”, passando pelo álbum “Terreno” e palcos como o festival NOS Alive, em Portugal.

Sound Bullet (Foto por Pedro Guarilha)

Conheça Sound Bullet:

Um indie-rock dançante com influências que vão do post-punk revival e rock alternativo ao math rock. Essa é a marca da Sound Bullet, banda carioca que desde 2009 traz essas inspirações para uma sonoridade de guitarras pulsantes, uma cozinha enérgica e um vocal expressivo. Agora a banda se prepara para sua primeira turnê na Europa onde, após ganhar o concurso EDP Live Bands, se tornou uma das atrações do festival português NOS Alive.

Um projeto iniciado na faculdade pelo cantor e guitarrista Guilherme Gonzalez reuniu mais uma guitarra e bateria, em busca de um som mais sério e compromissado. Completaram o time o baixista Fred Mattos e, posteriormente, o baterista Pedro Mesquita. Em 2015, Henrique Wuensch veio para assumir a guitarra de Everton Apecuitá. Em 2018, entra para o time o guitarrista Rodrigo Tak-ming.

De lá para cá, a Sound Bullet vem se firmando como uma das bandas mais atuantes no cenário independente do Rio. Já em 2010, o grupo foi finalista da Global Battle of Bands em sua edição carioca. No ano seguinte, chegou à final do festival Nova Música Brasileira, patrocinado pela Oi Novo Som e com apoio do governo do estado do Rio de Janeiro.

As primeiras gravações vieram na forma do EP “Ninguém está sozinho”, lançado em dezembro de 2013 após dois anos de trabalho nas composições, arranjos, gravações e finalização. A produção ficou a cargo de Diogo Strausz (Castello Branco, Alice Caymmi, João Capdeville), e as seis faixas foram gravadas no estúdio Cantos do Trilho com Pedro Garcia (Planet Hemp, Rockz).

Ouça “Ninguém está sozinho”: http://bit.ly/SBNinguemEstaSozinho

Nas canções, a Sound Bullet faz crônicas urbanas sobre sociedade, amor e relacionamentos em geral, chegando à conclusão do título do trabalho. O resultado foi uma apresentação no Circo Voador, pelo festival Rio Banda Fest; ser escolhida como banda de abertura para o show de Andy Summers (The Police), em Niterói; além de shows em Minas Gerais, São Paulo e interior do Rio, como atração do festival Grito Rock.

Ainda em turnê com o EP, em 2015 a banda foi uma das selecionadas pelo projeto Converse Rubber Tracks, uma iniciativa da marca de calçados para promover gravações de alta qualidade com engenheiros de som renomados em estúdios do mundo inteiro. A Sound Bullet lançou “When it goes wrong”, gravada no icônico estúdio Toca do Bandido com o engenheiro de som Geoff Sanoff, ganhador do Grammy e que já trabalhou com artistas como Green Day, Elvis Costello, John Legend e Feist. Pela primeira vez, a banda fez a própria produção e, por fim, a masterização ficou a cargo de Joe Lambert’s Mastering (Sharon Van Etten, Mayer Hawthorne, Com Truise), em Nova York.

Ouça “When It Goes Wrong”: https://youtu.be/dkTMt_aFIuY

Ao longo de 2016, a Sound Bullet se dedicou à série de vídeos Up In The Mountain City, onde apresentou versões reduzidas e intimistas de suas canções em locações da serra fluminense. Além disso, mostrou sua versatilidade em covers de “Hotline Bling”, de Drake, e “Roxanne”, do The Police.

Veja “Hotline Bling”: https://youtu.be/RbEf_0ulOas

Veja “Roxanne”: https://youtu.be/P01spGTL0JQ

Em 2017, a Sound Bullet fez o lançamento de seu primeiro álbum completo, “Terreno” com produção de Patrick Laplan (Eskimo, Rodox, Planar). O papel de cada um na busca de uma sociedade melhor, empatia, as responsabilidades da vida adulta e as relações interpessoais e fraternais na vida urbana são temas do trabalho.

Ouça “Terreno”: http://bit.ly/SBTerreno

A inspiração das letras veio da ficção científica, e seu modo como reflete a humanidade sob um olhar externo. A dualidade que o nome do disco sugere aponta isso: uma banda voando alto sem perder o contato com o chão.

Assista o clipe “Amanheci”: https://youtu.be/9hUbMaHGE6A

Assista o clipe “Em um mundo de milhões de buscas”: https://youtu.be/8m-L81uDirw

Agora, a Sound Bullet está pronta para começar o próximo capítulo de sua trajetória. A banda venceu EDP Live Bands e vai integrar o line-up do conceituado festival português NOS Alive, ao lado de bandas que os inspiraram, como o Arctic Monkeys. Além disso, o prêmio inclui a gravação de um disco pela Sony Music. Para comemorar esse momento, a Sound Bullet disponibilizou nas plataformas de streaming uma versão de “The View From The Afternoon”.

Ouça “The View From The Afternoon”: http://bit.ly/SoundBulletTVFTA

Buscando crescimento pessoal e novas experiências, a Sound Bullet se destaca na cena independente brasileira pelo profissionalismo e pelo potencial pop de suas canções dançantes. Agora o objetivo da banda é continuar evoluindo.