Twitter: compartilhe ideias e ganhe mais fãs na rede

O micro-blog Twitter caiu nas graças da internet, devido à forma simples de compartilhar mensagens, pensamentos e ideias entre os usuários. É respondendo à pergunta “O que você está fazendo?” que o mundo inteiro sabe em apenas 140 caracteres de que forma cada um se expressa. Por essa razão, cada vez mais empresas e celebridades estão se rendendo à rede social. Em consequência disso, o Twitter garante a aproximação de fãs com os artistas preferidos.

Pensando nisso, listamos aqui algumas formas de você garantir aquela afinidade com a galera que curte o seu trabalho.

  1. Tenha personalidade

People holding mobile phones are silhouetted against a backdrop projected with the Twitter logo in this illustration picture taken in  Warsaw September 27, 2013. Twitter Inc, the eight-year-old online messaging service, gave potential investors their first glance at its financials on Thursday when it publicly filed its IPO documents, setting the stage for one of the most-anticipated debuts in over a year. Picture taken September 27.  REUTERS/Kacper Pempel (POLAND - Tags: BUSINESS TELECOMS LOGO)

Construa uma personalidade interessante no perfil. Crie uma biografia consistente com a forma como você se identifica (mas de forma bem condensada – o espaço é curtinho!). É importante que os seguidores saibam quem é você e o que faz.

Atualize com frequência e amplie os assuntos abordados, mesmo que não tenha nenhuma novidade da carreira para divulgar. Quando um artista publica coisas relevantes, fãs e até mesmo aqueles que nem são tão fanáticos, terão curiosidade em acompanhar seus compartilhamentos. Dessa forma, você mantém um grande número de seguidores e fortalece a sua marca com outras pessoas que normalmente não teriam contato com seu trabalho.

Em função disso, é importante estar conectado para ter um contato maior com o público. A conversação é essencial para responder dúvidas, receber sugestões e críticas, afinal de contas, o Twitter tem o poder de construir relacionamentos. Quando somos seguidos por alguém, o seguidor aceita receber nossas notificações e permite o envio de mensagens, ou seja, se estabelece um vínculo.

  1. Hashtags e conteúdo

Hand showing hashtag notification concept on blue background

Cada rede social tem sua particularidade. O Twitter, por usar apenas 140 caracteres, pede uma informação mais objetiva, por isso, para alcançar melhores resultados, devemos utilizar todos as ferramentas que a rede do pássaro azul nos oferece. Um desses recursos é a hashtag, que nada mais é que uma palavra-chave acompanhada do símbolo “#”, que faz o conteúdo do post ser acessível a todas as pessoas com interesses semelhantes.

Isso significa que essa palavrinha mágica faz com que suas mensagens não fiquem limitadas apenas aos seus seguidores, mas pode ampliar o alcance para milhares de pessoas e, quem sabe, potenciais fãs. Nem pense em escrever hashtags gigantescas ou usá-las de forma negativa e sarcástica. É muito importante pesquisar antes de postar e evitar que sua carreira tenha uma polêmica tão cedo.

O conteúdo também é indispensável. Dialogar sobre a carreira é essencial, certo? Mas falar excessivamente não é uma boa ideia, acredite. Isso pode reduzir o número de novos seguidores e limitar a fluidez de assuntos com os fãs. O Twitter facilita conversas, por esse motivo, amplie os assuntos e compartilhe ideias, claro, desde que tenham a ver com a sua ocupação e com a mídia. Quanto melhores os seus tweets, mais seguidores você ganhará. As chances de mantê-los por perto só aumentam quando você aprende a reconhecer seus interesses e passa a postar também conteúdos relacionados.

  1. Retweets

retweet

Retweet é o ato de replicar o post de outro usuário. A ferramenta espalha informações de forma mais fácil, e mostra aos seguidores, e autor da mensagem original, que você está conectado com os “followers” e com o que está acontecendo. O RT pode aumentar a exposição e ampliar, ou diminuir, a rede de contatos, por isso fique de olho no que republica, pois é possível que um simples ponto de vista afete o perfil profissional, ou até mesmo, pessoal. Portanto, compartilhe aquele pensamento virtuoso que achou interessante ou dê RT no elogio que um seguidor fez sobre o seu talento, por exemplo. Aprenda a reconhecer bons tuítes não apenas para você, mas também para os seus seguidores. Isso só aumenta a relevância do seu perfil.

Essas são apenas algumas das soluções para quem pensa em passar mais tempo no Twitter. Essa rede social pode pedir concisão, mas há muitas outras possibilidades para que você curta o aspecto social do Twitter ao mesmo tempo em que constrói uma relação melhor entre a sua marca e seus seguidores. Que tal colocá-las em prática?