Website: conteúdo em um só lugar

Entre todos os meios de comunicação, a internet é a plataforma mais eficiente. Com praticidade, na rede é onde encontra-se qualquer tipo de informação, seja de conteúdo acadêmico, interativo e, até mesmo, empresarial. Por isso, dia após dia, a influência da web sob a rotina é cada vez maior. Não diferente, as bandas de rock gradualmente utilizam os computadores para alavancar a carreira. Tudo isso porque nunca se consumiu tanta música como hoje.

Atualmente o cenário musical é dependente da internet. Com o desenvolvimento rápido da web como um acesso à cultura, é prático para o público conhecer novos artistas, assim como para os músicos mostrarem o seu trabalho e se comunicar com as pessoas. A rede passa a ter uma função de mostrar todo o processo de divulgação e distribuição da música independente, diferente da televisão e da rádio. A construção de um site é uma dessas formas de impulsionar a entrada das bandas no showbiz.

A rede mundial de computadores oferece diversos meios de compartilhamento de conteúdo e são esses artifícios que ajudam na promoção das bandas em início de carreira. Serviços de streaming, por exemplo, são os mais populares. Todos os dias, o Soundcloud, Spotify e iTunes são atualizados com novas músicas, ou seja, em 24 horas alguém pode estar escutando aquela música sobre a ex-namorada, que você compôs sozinho no quarto. Isso quer dizer que esse tipo de rede é constantemente remodelado, para suprir as necessidades da audiência.

Outra rede social que revolucionou o modo de divulgação foi o MySpace. Criada em 2003, a rede social fez sucesso com bandas independentes, já que permitia a hospedagem de músicas e por ter um sistema de fórum de mensagens, que fazia o grupo se aproximar dos fãs. Os ingleses do Arctic Monkeys e a cantora Lily Allen são exemplos de primeiros famosos do espaço na internet. Ao cair em desuso, o MySpace deixa de ser a principal rede para a entrada do Facebook, hoje a mídia mais utilizada por conjuntos musicais, seguido do Twitter, Instagram e YouTube.

arctic monkeys myspace

Entretanto é possível afirmar que não existe um meio mais forte de propaganda do que um website. É dentro desse conjunto simples de páginas que a banda pode incluir toda a informação essencial sobre o grupo. É fundamental utilizar os serviços de streaming e as redes sociais, mas é interessante para um artista reunir todas as mídias e dar notícias em um só lugar, seja para o público e, porque não, à imprensa.

Um site pode ser a possibilidade de crescimento de uma banda independente. O fato de ter um canal exclusivo para passar informações e ter contato com os fãs ajuda na promoção rápida do grupo. É através do “boca-a-boca” de ouvintes, que aquela gravadora tão almejada pode entrar em contato. Dessa forma, um website se torna um cartão de visitas e uma forma de mostrar o estilo e qualificação do conjunto, além de ser uma ferramenta poderosa para fechar shows.

Outra vantagem é que uma página na web sempre está aberta 24 horas por dia e através dela a banda pode expor a agenda, divulgar vídeos, entrevistas e informações, ou seja, tudo se transforma em algo acessível, justamente por estar em um só sítio eletrônico. Além de tudo, o grupo pode aproveitar a página para vender produtos, o chamado merchandising.  É normal um fã querer consumir a experiência de um show e eternizar o momento, por isso a venda de CDS e camisetas é tão importante.

Na internet, o site de uma banda vai estar conectado com milhões de pessoas em todo o globo, por isso é uma oportunidade de mostrar o potencial para pessoas do país de origem e, porque não, do outro lado do mundo.  Isso quer dizer que um website é uma forma econômica de propaganda. Logo também é importante atualizá-lo com músicas dos trabalhos, através de plug-ins de serviços populares de streaming. Ter uma banda independente significa sempre estar atrás de novos ouvintes.

Os artistas podem utilizar diversos métodos como meios de divulgação de seu trabalho na internet. Mesmo em tempos de redes sociais, a criação de um site é uma das pontes entre bandas e público que mais cresce. Por essa razão é interessante que esse meio de comunicação seja utilizado da forma correta, explorando todas os seus mecanismos. Um planejamento bem feito faz uma banda independente prosperar no mundo da música.